SBEC participa da Reunião Anual da ASGRS em Houston, Estados Unidos, com a pesquisa: O Potencial papel dos fitocanabinóides para seres humanos em voos espaciais de longa duração (G50).

A SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis está presente hoje (11/11/2022) na ASGSR 2022, na cidade de Houston, Estados Unidos, com o médico aeroespacial e Diretor-científico da SBEC, Prof. Dr. José Luiz de Oliveira Schiavon, que está apresentando a sua pesquisa “The potential role of phytocanabinids for haman beings in long-term space flights” (Tradução: O Potencial papel dos fitocanabinóides para seres humanos em voos espaciais de longa duração).

É a primeira pesquisa envolvendo a planta Cannabis sativa spp. apresentada à American Society Gravitational and Space Research (ASGSR). Com essa pesquisa, o Prof. Dr. Schiavon pretende mostrar que mudanças importantes ocorrem no corpo humano, levando a algumas complicações, como: alterações no sistema imunológico, no sistema nervoso, no trato gastrointestinal, osteoporose e processos da dor. Esse estudo busca proporcionar a melhor experiência à espécie humana fora do ambiente terrestre para as limitações encontradas durante e/ou após uma missão espacial. Tendo como foco o uso potencial da Cannabis medicinal, apresentando-a como uma alternativa altamente eficaz para essas questões.

A Cannabis sativa L. cresce em ambiente controlado, com ciclo médio de cultivo de três meses, e pode ser cultivada durante viagens espaciais de longa duração. Seu uso no manejo da dor, na regulação da atividade osteolítica combatendo a osteoporose; na modulação do sistema imunológico, no microbioma intestinal; e na neuroproteção, coloca em evidência para futuros avanços na fitofarmacologia aeroespacial.

Este é um grande passo na pesquisa canábica, e o Brasil – através da SBEC – está lá, fazendo história, até mesmo no espaço, levando a compreensão e o entendimento do uso da Cannabis e o seu potencial benefício para os astronautas. Estudo como esse requer um alto investimento, por isso que estamos em Houston buscando de investidores que queiram abraçar essa ideia e financiar pesquisas.

Queremos aproveitar e parabenizar, em nome da SBEC, todos os envolvidos na pesquisa: Dr. José Luiz de Oliveira Schiavon, Elizandra Natsu Carvalho Sunemi, Bruna Feliciano Pereira, Isabela Scodeler Ferreira, João Victor Mussio de Souza, Santiago Barbosa e Dra. Eliane Lima Guerra Nunes.

Você já ouviu falar da American Society Gravitational and Space Research (ASGSR)? Não? Ela é uma organização sem fins lucrativos que representa as áreas de ciências biológicas e físicas com foco na compreensão das respostas de sistemas biológicos e físicos a condições de gravidade variável. Ou seja, ela é uma entidade de pesquisa que reúne profissionais e pesquisadores que estudam a biologia gravitacional, biologia da radiação, ciências físicas, bioastronáutica e astrobiologia, e orienta os futuros líderes científicos e de engenharia nesses campos. (https://asgsr.org/2022-meeting/)

#sbec #sbecmed #cannabismedicial #mmj #ASGSR2022

Leia mais...  24/04 - Dia Mundial de Combate à Meningite