NOTA DE ESCLARECIMENTOS DA SBEC, acerca de fatos envolvendo o Livro

Tratado de Cannabis Medicinal.

A SBEC participou, juntamente com sua Diretora-geral, Dra. Eliane Nunes, da idealização do livro “Tratado de Cannabis Medicinal”, fazendo a interface entre os autores, terceiros interessados e associados que colaboraram na redação de capítulos de forma gratuita.

A SBEC foi citada, por algumas vezes pelas organizadoras, como beneficiária de doações, seja em percentual de vendas e/ou exemplares destinados à doação.

A SBEC divulgou a venda do livro e iria promover, ao longo de 2022, eventos de lançamento, inclusive nos seus congressos. Contudo, a SBEC foi surpreendida com a retirada inexplicável de alguns capítulos redigidos por pessoas desta Instituição, bem como a retirada dos direitos autorais e de capa de sua Diretora-geral, Dra. Eliane Nunes, pela outra coorganizadora, entendendo pela ocorrência de lesão e prejuízo frente ao inicialmente pactuado.

O livro apresentado à SBEC não foi fiel ao que a entidade se propôs a apoiar, já que apresentava diferenças, pois não estava completo e continha única organizadora, diferente do ajustado, tudo sem qualquer comunicação prévia à SBEC.

Assim, a SBEC foi informada do deferimento de liminar judicial em favor da Dra. Eliane Nunes, obstando a venda e a divulgação do livro, decisão da qual não houve recurso pela parte adversa, anuindo com o decidido.

De modo que, a SBEC aguarda o deslinde judicial para que seja cumprido o pactuado, e que todos possam se beneficiar dessa obra tão esperada e desejada pela SBEC, pelos envolvidos e por toda a sociedade.

Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis

Leia mais...  "Norma da Anvisa inviabiliza produção nacional de cannabis e levará a monopólio" ☀