fbpx

No dia 26 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

E o Glaucoma é o segundo principal distúrbio ocular após cataratas. A pressão anormalmente alta que a doença exerce no olho causa cegueira total. Na maioria dos casos, quando a medicina convencional não tem um efeito positivo, incluindo a cirurgia, então a cannabis medicinal entra no centro do palco.

A propriedade anti-inflamatória da cannabis desempenha um papel significativo no tratamento do glaucoma. Com inúmeros estudos clínicos, é uma prova clara de que a cannabis age como uma opção de medicina alternativa. Como isso é possível? Reduz a pressão intraocular, o defeito primário no glaucoma.

Tratamentos como gotas oftálmicas, medicamentos orais e cirurgias só podem retardar a progressão do glaucoma. Assim, algumas pessoas recorreram a medicações alternativas; por exemplo, produtos da cannabis como o óleo de canabidiol (CBD) por conta disso.

O CBD e o tetrahidrocanabinol (THC) são os fitocanabinóides mais notáveis que provêm das plantas de marijuana.
Um estudo publicado na revista The British Journal of Ophthalmology afirma que os canabinóides podem ajudar no tratamento do glaucoma . Estes canabinóides parecem reduzir a pressão intra-ocular (PIO) e têm efeitos neuroprotectores.

Fontes:
https://mdberry.com/cannabis-treatment-glaucoma/

https://cbdclinicals.com/best-cbd-oil-for-glaucoma/#:~:text=Researchers%20have%20found%20that%20THC%20is%20the%20active,involves%20lowering%20the%20eye%20pressure%20or%20the%20IOP.

Leia mais...  RODA VERDE debate Cannabis Medicinal e políticas públicas de saúde