fbpx

Tratar a Fibromialgia não é fácil, porém um tratamento adequado aliado a terapia com a Cannabis é uma excelente alternativa que contribui de maneira segura e eficaz no manejo dessa condição de saúde. Se conduzida de maneira adequada e com acompanhamento de um profissional, a cannabis pode ser integrada com estratégias terapêuticas que lancem mão de diversos recursos, inclusive nas práticas de autocuidado – que são fundamentais no panorama geral de melhoria de saúde do paciente. Novas práticas que buscam se livrar de métodos hormonoterápicos, e quimico-farmacólogico hoje integram tratamentos através da cannabis, da aroma terapia, práticas holísticas, etc.

Infelizmente uma grande parcela da população não tem tido acesso adequado a essa, e outras alternativas mais naturais e menos agressivas para o tratamento dessa condição de saúde tão cruel e limitante. É preciso pensar em políticas públicas que alcancem a maior parte dessa população brasileira: a que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). Precisamos avançar muito nesse sentido, junto aos grandes e pequenos empreendimentos do cenário canábico, que também devem contribuiir com essa responsabilidade social.

O acesso ao tratamento com Cannabis Medicinal tem que ser democratizado em todos os aspectos. Passos importantes estão sendo dados, em destaque o empoderamento dos pacientes que tem buscando conhecer as aplicações medicinais/terapêuticas da cannabis de acordo com suas condições de saúde.

É importante saber que mesmo pacientes com uma mesma patologia, cada paciente se torna único, tem sua história de vida, seus hábitos alimentares, e inúmeros outros fatores que podem interferir diretamente nas indicações e escolhas terapêuticas para o seu tratamento.

“QUEM TEM DOR, TEM PRESSA!”

Texto: Francislaine Assis – Paciente, Ativista e Coordenadora da Câmara Técnica de Fibromialgia da SBEC

Leia mais...  CT Dor e Fibromialgia: Mecanismos Bioquímicos

Revisão: Clordana Aquino